Gestão ambiental da CLDF Gestão ambiental da CLDF

ECOLEGIS - Comitê Gestor de Sustentabilidade 

Em 2007 foi consolidado o primeiro grupo de Gestão Ambiental da Casa, também com formação intersetorial e multidisciplinar. Nessa primeira fase várias campanhas foram desenvolvidas com o uso de ampla variedade de recursos com o mesmo objetivo de repensar atos por meio da sensibilização e mudança de hábitos. Ações de recolhimento de material reciclável, redução do uso de copos descartáveis, exposição de filmes com temática ambiental, e várias outras, têm sido constantes de lá para cá, como pode ser observado na galeria de imagens que resgata o histórico de atuação do grupo.

O Grupo foi transformado em 2018, pelo Ato da Mesa Diretora nº 47/2018, em Comitê Gestor da Sustentabilidade na CLDF.

Desde então o grupo vem intensificando suas ações, assim como sua parceria com a Rede de Sustentabilidade do Poder Legislativo.

Para tanto elaborou o seu Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos. Desde 2017 está realizando a coleta seletiva solidária, conforme podemos ver na galeria de fotos e nos links dos vídeos da campanha (https://www.youtube.com/watch?v=L2W6_kwz4Dw Caminhos para a coleta seletiva na Câmara Legislativa do Distrito Federal)

Está produzindo também o seu Plano de Logística Sustentável, a partir de evento promovido pelo Câmara Federal e pelo Senado, que foi sediado na CLDF.

Promoveu em 2018 pela segunda vez o Desafio Vertical, atividade que estimula a pratica de atividade física e contribui para a redução do consumo de energia do uso de elevadores. Esta atividade foi bem avaliada pelos servidores, conforme o vídeo produzido (https://youtu.be/FfFqwQ4DEt4) .

Vem realizando ações para melhoria da mobilidade urbana e uso de transporte público, como o Dia Mundial Sem Carro.

Incentivou os servidores a virem de bicicleta para a CLDF com a inauguração do Bicicletário.

E para a redução do consumo de água, fez a troca de torneiras e descargas, conforme podemos ver no vídeo a seguir (https://www.youtube.com/watch?v=jAN207TIYss )

PRINCIPIOS

A gestão ambiental diz respeito à administração com base em princípios ambientais, que atendam às necessidades de recursos e materiais sem comprometer o meio ambiente e a qualidade de vida. A gestão ambiental relaciona-se com o conceito de sustentabilidade, segundo o qual se deve promover desenvolvimento com respeito ao meio ambiente, às questões sociais e econômicas. A administração ambientalmente responsável traz inúmeros ganhos, tais como: maior eficiência no uso de material e energia e aumento na qualidade de vida e na sensibilização socioambiental dos trabalhadores.

Dentro do cenário organizacional governamental a movimentação em torno da Gestão Ambiental gira em torno da A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública programa de âmbito nacional, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, que busca disseminar boas práticas ambientais na administração pública.

Os princípios de atuação do Grupo são os 5R's, que são norteadores das ações ambientais:

REDUZIR o desperdício.

REPENSAR hábitos.

REAPROVEITAR materiais.

RECICLAR os resíduos.

RECUSAR produtos agressivos ao meio ambiente.

EQUIPE

No âmbito da Câmara Legislativa do Distrito Federal - CLDF, o grupo de trabalho responsável pela gestão ambiental é composto por nove servidores, além de colaboradores de diversos setores, e vem buscando a conscientização de deputados e servidores, com o objetivo de obter melhorias ambientais e evitar o desperdício no uso de material, energia e água.

Atualmente, fazem parte deste grupo uma composição multidisciplinar e intersetorial, o que garante um aspecto agregador de várias percepções do conhecimento e prática em torno de um tema comum, no caso, a Gestão Ambiental.  O atual grupo é composto pelos servidores:

  • Uirá Felipe Lourenço, Comissão de Meio Ambiente, coordenador do grupo
  • Thiago Brandão, Comissão de Direitos Humanos (suplente do  coordenador)
  • Jane Mary Marrocos Malaquias,  Segunda Secretaria
  • Ornélio Oliveira dos Santos, CMI
  • Diogo da Matta Garcia, Presidência
  • Fabricio Veloso Costa, CCS
  • José Eugênio Reis, DAF
  • Renata Fortes Fernandes, Elegis
  • Shelma Regina da Silva Cavalcante, UDA

Essa atual composição do grupo está definida pelo Ato da Presidente n°268/2018, e uma das tarefas prioritárias desse grupo é planejar e promover ações de sustentabilidade.

PARTICIPE

Os parlamentares e servidores devem estar atentos à questão ambiental. Há várias ações possíveis para diminuir nosso impacto negativo sobre o meio ambiente, de forma a evitar o desperdício no uso de material e de energia. De forma direta ou indireta, todos podem participar desse trabalho em prol da gestão ambiental.

Para exemplificar como indiretamente é possível colaborar, pode-se evitar a impressão de papel por meio da leitura de documentos no computador e utilizar, sempre que possível, o e-mail institucional para comunicação interna. Ao imprimir, deve-se optar pela impressão em frente e verso. E, ao término do expediente, lembre-se de desligar equipamentos eletrônicos e estabilizadores. São pequenas ações, que somadas, têm muito a contribuir para uma organização sustentável e mais produtiva.

Se você quer ser um colaborador ativo das ações ambientais na CLDF, entre em contato pelo e-mail ambiental@cl.df.gov.br ou ramal 9209. É possível participar de projetos com o grupo. Dicas e sugestões são sempre bem-vindas.

Repense hábitos e contribua com o meio ambiente!

Serviço

Grupo de Gestão Ambiental

1º andar - Sala da Comissão de Meio Ambiente

Ramal 9209 - E-mail: ambiental@cl.df.gov.br